Diversos ■ Conheça os passos para uma alimentação saudável

1o – Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. As frutas e verduras são ricos em vitamina, minerais e fibras.

 

2o – Coma feijão no mínimo 4 vezes por semana. O feijão é um alimento rico em ferro.

 

3o – Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carne com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos para no máximo 1 vez por semana. Prefira alimentos cozidos ou assados e evite cozinhar com margarina, gordura vegetal ou manteiga.

 

4o – Reduza o consumo de sal. O sal de cozinha é a maior fonte de sódio da nossa alimentação. O sódio é essencial para o funcionamento do nosso corpo, mas o excesso pode levar ao aumento da pressão sanguínea, o que chamamos de hipertensão.

 

5o – Faça pelo menos 3 refeições e 1 lanche por dia. Não pule as refeições. Para o lanche e sobremesa prefira frutas.

 

6o – Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo 1 vez por semana.

 

7o – Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. Evite o consumo diário. A melhor bebida é agua.

 

8o – Aprecie a sua refeição. Coma devagar, faça das suas refeições um ponto de encontro em família.

 

9o – Mantenha o seu peso dentro de limites saudáveis – veja o seu IMC. O IMC (Índice de Massa Corporal) mostra se o seu peso está adequado para sua altura. É calculado dividindo-se o peso, em kg pela altura, em metros, elevado ao quadrado.

 

10o – Seja ativo. Acumule 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe, suba escadas.

 

Lembre-se sempre: Uma alimentação saudável, isso é nutricionalmente e sem contaminação, tem influência no bem-estar físico e mental, no equilíbrio emocional, na prevenção e tratamento de doenças.

 

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