DIVERSOS – A voz da Sabedoria

” Acusaram- me de fugir à realidade e de refugiar-me no sonho. Penso que não se pode considerar a realidade como um panorama de uma superfície única, pois uma paisagem tem várias espessuras. E a mais profunda – aquela que somente a linguagem poética pode revelar – não é a menos real.

Quero ir além da epiderme das coisas; chamam a isso o gosto do mistério, aceito de bom grado esta expressão, com a condição de escrevê-la com M maiúsculo. Não me refiro a um certo mistério, cultuado por algo, e que não passa de um sucedâneo poético com que querem salpicar a realidade. Para mim este Mistério é o Mistério do homem, as grandes linhas irracionais de sua vida espiritual: o amor, a salvação, a redenção, a encarnação…No centro dessas espessuras sucessivas está Deus, que para mim, é a chave dos mistérios.

Creio que Jesus não é somente o maior personagem da História da humanidade, mas que ele continua a sobreviver em todo aquele que se sacrifica pelo seu próximo.

Penso que a oração poderia ser considerada como uma ginástica, que nos aproximaria cada vez mais do sobrenatural. Pratiquei-a antigamente; agora só sei rezar na hora do medo e da tristeza.

É preciso saber rezar na hora da alegria.”

 

Frederico Fellini (A Alma do Cinema).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *