Diversos – Dicas sobre LONGEVIDADE
- A velhice é um processo natural, nada pode detê-la, pode sim ser retardada. A idade avançada e boa saúde não são incompatíveis; a proporção que envelhecemos perdemos a capa protetora que nos protegia para a jornada da vida. A longa vida depende da atividade da mente, do corpo e da alimentação saudável que são as bases para um bom envelhecimento.
- Se previna das doenças que podem aparecer ao longo do seu percurso reduzindo sua qualidade de vida, envelheça com saúde. Dedique diariamente alguns minutos para você, atentando para: o sono, respiração, relax, contração, concentração dinâmica e pensamento positivo podem acrescer alguns anos em sua vida.
Aproveite o momento que esteja só com algo que lhe dê prazer, nunca pense em solidão. Acompanhe pelos canais de comunicação, tudo reservado para você: Vacinas, cursos, lazer e atividades intelectuais; tenha fé, acredite em algo, mantenha o contato e o afeto com quem realmente lhe quer bem.
3. Opte por tudo que preserve a sua memória, ela precisa de exercícios para ativar as conexões cerebrais:
– converse, estimule seu raciocínio, observe tudo lembrando dos detalhes, se interesse por coisas diferentes, faça associações para não esquecer de conceitos:
– Anote tudo que for preciso, repita sempre mentalmente para o seu processo de memorização;
– Leia ao máximo, e de preferência no mesmo local ( arejado e iluminado); enriqueça e diversifique sua cultura, concentre-se sempre no assunto do momento.
– Organize o material que precisa para a sua rotina afim de não interromper a sua concentração. Quando o cérebro cansar dê um intervalo, faça algo com as mãos para dar uma folga a atividade mental.
4.Cuide do seu astral e visual, evite tudo que lhe estresse, aceite críticas, acerte e erre sem medos, compartilhe com alguém suas tristezas, frustrações e alegrias. Faça a sua parte, lembrando que você não pode mudar o mundo. Para você tudo tem importância inclusive o descanso.
O idoso morre não só por motivo de doença, mas por representar um fardo para a família, por não ter nada o que fazer e achar que a vida o abandonou e alguns pelas suas próprias atitudes negativas.
A longevidade é um fato, envelhecer é uma escolha,é um compromisso pessoal. A hora de começar é agora.!