DIVERSOS – Saiba mais sobre a Lontra-Marinha

” Para se manterem aquecidos, muitos mamíferos que vivem em águas geladas contam com uma camada de gordura embaixo da pele. Já a lontra-marinha tem outro tipo de isolamento térmico: Um excelente “Casaco de pele”.

A lontra-marinha tem mais pêlos do que qualquer outro mamífero; são cerca de 155 mil pêlos por 100 centímetros quadrado. Quando a lontra entra na água a pelagem dela retém uma camada de ar perto da pele, esse ar funciona como um isolante térmico; ele impede a água gelada de encostar na pele da lontra e roubar calor do corpo dela.

Os cientistas acreditam que podem aprender muito com a pelagem da lontra-marinha. Eles já tentaram criar vários casacos com pelos sintéticos, variando alguns aspectos como o comprimento dos pêlos e o espaço entre eles. Os pesquisadores concluíram que “quanto mais pêlos uma superfície tiver, e quanto mais longos são os pêlos, mais seca e mais resistente a água essa superfície será”, em outras palavras, a lontra-marinha pode se orgulhar de ter um “casaco “bem eficiente.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.