VALORIZAÇÃO – Maria José Jorge Tinaut

In memorian

” O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”

 

Novembro era o seu mês favorito, era o seu aniversário. Serena, amiga sincera, e generosa, era capaz de ficar uma madrugada na fila do INSS para marcar o lugar para alguém que precisava de ajuda; estimulava as pessoas a serem melhores, a ter um futuro mais promissor.

Perdi minha mãe aos treze anos mas não me senti órfã, pois fui aconchegada e acompanhada por ela. Quando cheguei da formatura em Professora Primária, ela me deu Parabéns e disse: “dia 5 de janeiro é o vestibular de Pedagogia”; mal tinha terminado Pedagogia e ela já estava me inscrevendo na extensão de Psicopedagogia; como eu já dava Reforço Escolar de Matemática, ela me estimulou a fazer o Curso de Matemática, ela era assim, crescia e levava as pessoas a crescer.

Achava que a vida era uma celebração e que devíamos celebrar todas as conquistas, todos os acontecimentos e datas importantes em relação a vida. O primeiro livro que eu li foi presente dela, ” Momento em Pequim” de Lin Yutang, como amei a filosofia do autor todo mês ela trazia um livro da coleção, o mesmo com Pearl Buck, Khalil Gibran, Herman Hesse, Jorge Amado e outros autores; chegou um tempo que meu pequeno quarto era abarrotado de livros.

Dava aula de Esperanto para adultos e Yoga com a professora alemã Gertrud no TCA, era escriturária da Reitoria. Adoeceu, levou anos impedida de atuar na vida pública, em casa mantinha seu espaço na vida de quem ela amava. Faleceu deixando lembranças e episódios inesquecíveis, obrigada irmã por você ter me dado a oportunidade de lhe retribuir com um dos valores aprendido com você, ” a gratidão” e obrigada Maria José por todas as pessoas que lhe amaram e com apelidos carinhosos lhe chamavam: Adinha, Zeza, Zeca, Zezé, Zequinha, Dinga, Vovó, Minha Avó, Vó e Biza.

Nosso Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *