Diversos -Dicas sobre os cães

1.Em toda as partes do mundo os cães vivem com os seres humanos, alguns são simplesmente companheiros outros são cães utilitários. Sendo ele um animal de matilha, quando trazido para o meio familiar é como se os componentes fossem da matilha.

As raças se distinguem pelo tamanho, pela aparência, algumas são vivazes e temperamentais, outras calmas, podendo ser cães de guarda e outros cães de caça.

O cão necessita de um espaço vital e que se adapte aos seus hábitos de vida e da sua família.

2. Antes de optar é necessário conhecer as raças; visite exposições e criadores, quando decidir adquirir um cão informe-se sobre a raça que escolheu, exija um cão saudável, com as vacinas e documentos; se tiver disponibilidade para cuidar dele, pode ser um filhote de 8 a 12 semanas, nessa fase ele se adapta com mais facilidade as novas relações, inclusive parceria social com o dono, caso contrário, opte por cão crescido pois já tem personalidade formada com todos os defeitos e qualidades.

A opção de macho e fêmea não importa, pois, a sexualidade canina não isenta os donos de problema, nenhum cão é igual a outro; o mesmo acontece com os pêlos curto ou comprido; os cães são resistentes.

3.Decidindo sobre o cão terá que enfrentar problemas como férias: levá-lo? Deixá-lo com parentes? Deve-se pensar também no custo especialmente os permanentes: aonde ficar, dormir, lugar para comer, recipiente para a comida (ração), coleiras ( de peito e de guia) utensílios para cuidados com a pelagem, como escova, pente e a necessidade de manter a limpeza do ambiente.

4.Não esqueça da educação e que os membros da família apliquem as medidas de educação e que não bata, o que vale é a entonação de voz, o elogio, as brincadeiras.

Deve se observar o banho semanal, os olhos, as orelhas e os dentes.

Se não conseguir uma raça que lhe agrade, existe a opção vira-latas, eles são inteligentes, saudáveis e robustos, tendo a certeza de uma amizade para toda vida.

Cuidado com a ação dos parasitas, pulgas e carrapatos, qualquer sinal de doença leve-o ao veterinário.

A expectativa de vida dos cães situa-se entre 10 a 12 anos, as raças pequenas podem viver mais.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.