Diversos – Sobre Gansos e suas lições

  1. A medida em que cada ganso bate suas asas, cria uma sustentação para a ave seguinte. Voando em formação “V”, o bando tem o seu desempenho 71% melhor do que se a ave voasse isoladamente.

Lição: Pessoas que compartilham uma direção comum e senso de comunidade atingem seus objetivos mais rápido e facilmente porque elas se apoiam na confiança uma das outras.

2. Sempre que um Ganso sai da formação “V” sente subitamente a resistência e o arrasto de tentar voar só e de imediato, retorna a formação para tirar benefícios do poder de sustentação da Ave a sua frente.

Lição: Se tivermos tanta sensibilidade quanto um ganso, permaneceremos em formação com aqueles que se dirigem para onde pretendemos chegar e nos disporemos a aceitar a sua ajuda assim como prestaremos a nossa ajuda aos outros.

        3. Quando o ganso líder se cansa, muda para trás na formação enquanto um outro assume a ponta tornando-se o ganso líder.

Lição: É vantajoso o revezamento quando se necessita fazer um trabalho árduo. As pessoas, assim como os gansos, são dependentes uma das outras.

        4. Os gansos de trás, na formação grasnam para incentivar e encorajar os da frente. A manter o ritmo e aumentar a velocidade.

Lição: Todos nós precisamos ser reforçados com apoio ativo e encorajamento afim de aumentarmos o nosso desempenho.

         5. Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois gansos saem em formação e seguem-no para ajudá-lo e protegê-lo. Eles o acompanham até que esteja apto a voar de novo ou morra e, então reiniciam a jornada ou juntam-se a outra formação, até encontrar o seu grupo original.

Lição: Se nós tivermos bom senso tanto quanto os gansos, também estaremos ao lado dos outros nos momentos difíceis, porque a solidariedade é imprescindível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.