PRESERVE SUA MEMÓRIA – Amizades Famosas

Falar de amizade é algo tão especial e potente que diversos poetas, músicos e escritores tenderam a abordar sobre essa temática em algum momento de suas carreiras. Mas hoje não vamos focar nessas obras, e sim na relação de amizade que existem entre alguns dos grandes artistas. E como nesta quarta-feira (20/07) comemoramos no Brasil o Dia Nacional do Amigo, trouxemos para o Preserve sua Memória um joguinho para você leitor tentar descobrir quais dos artistas citados abaixo tem uma relação de amizade e que história pertence a eles. Essa é uma maneira não só de adquirir mais conhecimento, como de se divertir e exercitar um pouco mais a sua memória.

Ligue as histórias de amizade abaixo, a dupla de amigos que você acredita que ela corresponde. Vamos ao jogo, se divirta, e não esquece: Preserve sua Memória!!!

 

1. A parceria de uma das duplas mais celebradas na música nacional iniciou a partir de uma indicação de Copacabana. O músico em questão era ________. Nascia, assim, uma amizade e parceria musical que marcaria eternamente o cenário da MPB. Através desse encontro artístico surgiram. Em 1956 ________ buscava um profissional para musicar a peça “Orfeu da Conceição”, quando Lúcio Rangel indicou um músico que trabalhava em casas noturnas vários sucessos, como “Se Todos Fossem Iguais A Você”, “Um Nome de Mulher”, “Mulher Sempre Mulher”, “A Felicidade”, “Eu sei que vou te amar” e “Insensatez” – só para mencionar algumas das composições mais importantes.

 

2. As poetisas ____________foram colegas de sala na Universidade de Boston. Relatos afirmam que a amizade das duas no curso de poesia era cheia de troca de confidências e ideias, sempre nas saídas depois das aulas. Passados anos, ambas ficaram conhecidas pela potência de suas obras que refletiam sobre o papel da mulher na sociedade, suas frustrações e, desafortunadamente, pela infeliz coincidência das duas terem cometido suicídio.

 

3. Os autores ____________ que criaram duas das mais expressivas obras da literatura fantástica, eram amigos desde época de faculdade – no curso de Letras da Universidade de Oxford. Ambos compartilhavam a paixão pela mitologia nórdica, que mais tarde daria vida às histórias fantásticas de seus livros. E a amizade entre os dois permitiu que ambos se apoiassem nas publicações de suas obras. Eles ainda compartilharam seus interesses sobre o cristianismo, embora um fosse católico e o outro protestante.

 

4. Esses autores da literatura americana, ____________, eram amigos de infância. Especula-se que o pai de um deles presenteou os dois com máquinas de escrever, e ambos começaram a contar suas histórias um ao outro. Enquanto um faria sucesso com o livro que seria sua principal obra futuramente – inclusive ganhando o Prêmio Pulitzer de Ficção em 1961 – o outro iria estourar com uma das maiores obra prima do jornalismo literário. Na época do desenvolvimento de tal livro, eles viajaram juntos para investigar os crimes da família que serviriam de base para narrativa da obra. Futuramente, à obra seria dedicada para quem o ajudou. Mas ao não ver o crédito que merecia no livro, a pessoa que ajudou teria ficado incomodada e a amizade esfriou após a publicação.

 

5. O __________ era muito fã de __________ e, inclusive, o poeta tinha grande influência no seu trabalho. E quando o cantor, compositor e violonista – que foi visitar e fazer uma turnê ao lado de Chico Buarque na Itália – foi convidado para gravar os violões em um disco em homenagem à obra deste, ele nem imaginava que no futuro eles seriam grandes amigos. O disco chamava-se “A Vida, Amigo, É A Arte do Encontro”, e o cantor homenageado ficou tão impressionado e emocionado com o trabalho do jovem músico que decidiu convidá-lo para lhe acompanhar em uma turnê pela Argentina, onde surgiu, entre eles, umas das maiores amizades e parcerias musicais da MPB. Tanto a amizade quanto a parceria profissional duraram até o último dia de vida do poeta (que faleceu em 1980). A parceria entre eles foi uma das maiores no universo musical e rendeu à dupla mais de 20 LP’s, 100 canções e 1000 shows juntos. Entre as principais composições dos dois estão sucessos como: “Tarde em Itapoã”, “A Tonga da Mironga do Kabuletê”, “Samba da Rosa”, “A Vida Tem Sempre Razão” e “Aquarela”.

 

6. As escritoras ___________ eram melhores amigas. Sendo dois nomes de peso da literatura viveram lado a lado até a morte de uma delas em 2004, contabilizando uma amizade de 50 anos. Eram duas mulheres com escritas fortes, porém distintas, que viviam em universos similares embora se expressavam de maneiras completamente distintas, mas que acima de tudo se ajudaram durante suas carreiras. Elas se conheceram em 1949, numa festa na Casa Mappin que homenageavam o livro de uma delas. A homenageada estava com Cecilia Meireles quando viu a outra e posteriormente a descreveu como “uma jovem muito loura e fina, com grandes olhos verdes, e uma expressão decidida. Quase arrogante”. Esta, por sua vez, apresentou-se, a saudou em nome da Academia do Largo de São Francisco e a abraçou. No período, a homenageada já era uma contista reconhecida, enquanto a outra era uma estudante de direito e aspirante a poeta – lançando seu primeiro livro de poesias em 1950, aos 20 anos. Depois se aventurou na prosa. Voltando a primeira, ela iniciou como contista e foi se envolvendo no mundo dos romances com o passar dos anos. A amizade entre elas ocasionou em um suporte mútuo, onde uma lia e fazia críticas a obra da outra. Posteriormente se cansaram e deixaram de conversar a respeito de literatura, abrangendo outras opções de assuntos entre elas. Ambas foram escritoras ousadas, com obras poderosas, publicaram vários livros (traduzidos para diversos idiomas), foram amigas de outras personalidades da literatura, tiveram carreiras de sucesso, foram premiadas nacional e internacionalmente, e são lidas até o presente. Uma delas ocupa uma cadeira na academia brasileira de letras.

 

 

a) Sylvia Plath e Anne Sexton.

b) Truman Capote e Harper Lee.

c) Vinícius de Moraes e Tom Jobim.

d) Toquinho e Vinicius de Moraes.

e) Lygia Fagundes Telles e Hilda Hilst.

 f)   J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis.

 

 

 

 

 

 

 

 

Respostas:

1. Letra  C

2. Letra A

3. Letra F

4. Letra B

5. Letra D

6. Letra E